quinta-feira, 28 de junho de 2007

Last.fm (The Social Music Revolution)

- - - de Rafael, para o na Vitrine.


A Last.fm é, sem dúvidas, o meu maior achado cibernético. Trata-se de uma comunidade de relacionamentos (semelhante em alguns aspectos ao orkut), porém com uma característica singular: a principal função da last.fm é divulgar o que está acontecendo no universo da música. Para isso, os perfis de cada usuário são baseados naquilo que eles vêm “escutando” e, mais importante, a comunidade conta com diversos meios para que qualquer pessoa possa ouvir música via internet. Um baita trabalho que alia a vontade do intenauta de escutar música com o interesse das grandes (e pequenas) gravadoras de vender e aparecer. As vantagens para o usuário são inúmeras: você pode conhecer pessoas com gostos musicais semelhantes, receber sugestões de bandas que combinam com o seu estilo, se informar sobre os shows que estão para acontecer pela cidade e poder compartilhar o seu próprio perfil musical. Se esse grande universo parece interessante para você, segue um tutorial de como entrar nele e se deliciar com tudo o que a rádio virtual pode oferecer. d--b


Tutorial Last.fm

1º Passo: Crie uma conta.
Acesse http://www.last.fm e clique em create your own account.


Será aberta uma página em que você será solicitado a fornecer os seguintes dados: nome de usuário desejado, email, senha e confirmação. Além disso, é preciso aceitar os termos e condições de utilização do serviço. Quando sua conta for criada, será solicitado que você faça download de um programa (muito útil para quem tem hábito de escutar músicas no computador com windows media player, winamp ou outro) Não há necessidade de instalar esse programa agora, mas é aconselhável. Você pode instalá-lo depois ou até nem chegar a usá-lo. Voltarei nele depois.

2º Passo: Crie seu perfil básico.
Qualquer das opções que você tenha selecionado na última etapa (instalar ou não o programa Last.fm), você será levado ao seu perfil "básico". Funciona exatamente como no orkut. Do lado esquerdo da tela, clique em edit my details e complete seu perfil com nome, foto, descrição, etc, etc, etc...
(Só por curiosidade, o fuso horário de Brasília é GMT -3)

3º Passo: Crie seu perfil musical.
Esse passo é mais demorado. O seu perfil musical é, na verdade, um histórico do que você tem escutado. Por tanto, até que você tenha efetivamente um perfil pode ter passado uma semana ou mais. Existem basicamente duas formas de criar seu perfil musical. Você pode escolher uma ou outra, ou usá-las concomitantemente.

a) A primeira forma é pelo programa que já foi citado algumas vezes. Baixe ele se você não o tiver feito ainda (na barra vermelha superior da last.fm tem uma aba download). Esse programa, enquanto aberto, baixa o nome da banda e música que está tocando no player do seu computador. Apenas lembre-se de fechá-lo ao sair do computador para não correr o risco de seu irmão chegar e colocar Soweto pra tocar. Não queremos que as pessoas pensem que você escuta Soweto, não é mesmo? De qualquer forma, mesmo se o pior acontecer, pelo próprio programa é possível excluir esse registro infeliz do seu perfil.
(Nem tudo é perfeito: o programa não ouve a música e adivinha seu nome ou quem a está tocando. Ele apenas lê a propriedade do arquivo. Por tanto, se você estiver ouvindo "Atirei o Pau no Gato", mas a propriedade nome do arquivo for "Marcha Soldado", o last.fm acredita que você está ouvindo "Marcha Soldado". Tome cuidado com isso.)


b) A segunda forma é escutando música pela própria rádio last.fm. Uma forma de fazer isso é criando uma playlist pra você. No canto superior direito da página existe uma barra de busca de músicas. Procure artistas que você goste e adicione suas músicas preferidas na sua playlist. Tenha em vista que apenas as músicas com a imagem de play, normalmente azul, estão no servidor. As outras não serão executadas, por não estarem disponíveis no site, ou, como eles chamam, são non-streamable. Qualquer pessoa pode ouvir sua playlist. Ouça ela algumas vezes para ir criando seu perfil musical.

(Nem tudo é perfeito: Você não pode ouvir a música que quiser, na hora que quiser, na rádio por uma razão simples: essas músicas são protegidas por direitos autorais. Elas estão lá por motivos comerciais. Se você clicar em uma música específica para ouvir, tocará apenas um "sample" de 30 segundos. Para ouvi-la do início ao fim, é preciso pôr toda a playlist para tocar - as músicas são reproduzidas em ordem aleatória - e contar com a sorte. Há excessões: as músicas com botão play dourado. São as faixas completas que podem ser executadas quando lhe aprouver.)

Há outras formas de escutar música online. Ouvir a playlist de outro usuário, buscar rádios de estilos, de artistas... Basta procurar um pouco que você acha.

4º Passo: Vizinhos Calculados.
Quando o seu perfil contiver um número razoável de informação, seus vizinhos serão calculados. Vizinhos são outros usuários da comunidade com gosto musical semelhante ao seu. A partir de então será criada uma rádio dos seus vizinhos. Uma rádio que toca as principais músicas da sua vizinhança. Além disso, no seu dashboard (canto superior direito), haverá recomendações de bandas semelhantes às que você escuta, recomendações de shows e faixas completas especialmente selecionadas para o seu gosto. Nesse momento, o seu perfil musical atingiu a maturidade e você pode desfrutar de tudo o que a last.fm tem a oferecer. As funções são inúmeras e qualquer um se sente perdido ante tantas possibilidades. Basta ter espírito investigativo. Existem grupos que são como comunidades do orkut - fóruns de discussão -, existem espaços para críticas de bandas e shows e existem formas de compartilhar seu perfil em seu blog. Eu poderia continuar enumerando as vantagens dessa comunidade-rádio ainda por um bom tempo. Mas acho que por hora chega. A única coisa que eu posso te garantir é que, depois da last.fm, seus ouvidos nunca mais serão os mesmos.

Boa sorte aos curiosos e keep listening.


.Já é possível acessar o site em Português: http://www.lastfm.com.br/
.Perguntas Freqüentes (FAQ): http://www.lastfm.com.br/help/faq

5 comentários:

Renata disse...

é... Fiquei com preguiça de fazer isso.. nham.

Se eu passar, eu juro que eu faço XD

la texana disse...

eu fiz!
http://www.last.fm/listen/user/texmsa/playlist


e não liga não, eu tava me sentindo meio indie.

Anônimo disse...

É bem interessante e útil. Mas poderia ter mais músicas completas como no Myspace

Taty Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vc sabe como colcar aquele avatar que aparece lá em baixo do seu perfil??
Bem , o avatar eu fiz e tal´s mas, onde q coloco::??
help me

Powered By Blogger
na Vitrine.